Belfast, 15 de jan de 2020 às 14:00
A Irlanda do Norte, uma das nações do Reino Unido, aprovou o "casamento" homossexual, depois que o Parlamento britânico estabeleceu um prazo em julho de 2019 para o país formar seu governo.
Antes de 13 de janeiro, os casamentos de pessoas do mesmo sexo realizados fora da Irlanda do Norte não eram reconhecidos e não recebiam uma certidão de casamento. Agora, os casais homossexuais e heterossexuais podem formar uma união civil, algo que só os casais do mesmo sexo podiam fazer.
Até o momento, os casais do mesmo sexo na Irlanda do Norte que estabeleceram uma união civil não poderão mudar a designação a casamento, mas, é provável que isso ocorra no futuro. O Gabinete da Irlanda do Norte em Westminster (Inglaterra) também analisará o papel das igrejas diante dos casamentos homossexuais.
O governo da Irlanda do Norte, conhecido como Assembleia Stormont, foi suspenso em janeiro de 2017 e reconstituído em 11 de janeiro de 2020.
Durante o período da suspensão, os membros do Parlamento em Westminster apresentaram alguns projetos que tornariam legais automaticamente o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo caso não fosse reconstituído o governo irlandês do norte até 21 de outubro de 2019.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram legalmente rejeitados na Irlanda do Norte em 2014.
Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Cerca de mil médicos da Irlanda do Norte são contra participar de abortos https://t.co/F3jH85m8In
— ACI Digital (@acidigital) October 28, 2019